.Cancele a Assinatura

.posts recentes

. Vamos ajudar o MSM - Movi...

. Serra recomenda “discriçã...

. Escolha de Índio para vic...

. Procura-se uma oposição s...

. O novo vice de Serra

. Tijolaço: Rede convoca Di...

. DUNGA em: Um Dia de Fúria...

. A cobertura de Lula em Is...

. FIFA elimina o Morumbi e ...

. Só São Paulo salva o tuca...

.subscrever feeds

.arquivos

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

Domingo, 31 de Janeiro de 2010

A grande mídia (PIG) não dá o devido destaque a pesquisa Vox Populi

DILMA.jpg

JANEIRO DE 2010

 

SERRA.jpg

DEZEMBRO DE 2009

 

Por Brizola Neto

 

A esperança é a última a morrer. A ética morre antes

 

Que coisa triste o papel a que se presta o Estadão. O jornal paulista, que quase sempre é reacionário mas não abre mão da qualidade, entrou na academia de ginástica verbal aberta ontem pela Band e dá o seguinte título sobre a pesquisa da Vox Populi: “Serra é favorito na corrida presidencial, segundo Vox Populi” . E, na linha de baixo, menor:  “Governador (de) São Paulo obteve 34% das intenções de voto; Dilma cresceu, mas ainda está em segundo lugar”.

 

 

Será possível que uma redução de 22 para 7 por cento da diferença entre dois candidatos, em apenas um mês,  não seja notícia? Coloco aí ao lado as duas reproduções da tela da Bandeirantes, para não haver dúvidas. A de dezembro foi retirada do site Viomundo.

Não basta escrever a verdade, é preciso que esteja contextualizada. Se fosse assim, a edição da TV Globo sobre o debate Collor x Lula, na eleição de 1989, uma das maiores vergonhas do jornalismo brasileiro, não teria sido nada demais.

Menos mal que ficamos sabendo que a pesquisa tem margem de erro de mais ou menos 3%.

 

 

Por Eduardo Guimarães

 

O processo de formação de opinião

Todo esse esforço que tem sido visto de alguns meses para cá de alguns veículos de mídia demonstrarem isenção foi posto no lixo com a minimização ou até ocultação escandalosas que acabamos de ver contra a pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial.


Fico pensando sobre essa teoria que embasa a decisão de Globo, Folha, Estadão, Veja e seus emuladores de fingirem que não notaram o resultado da pesquisa, resultado que produz a maior reviravolta no quadro sucessório desde que Dilma e Serra passaram a figurar como os principais candidatos a presidente.

 

Ora, uma rede de televisão de cobertura nacional (ainda que de baixa audiência) divulgou a pesquisa. Pela internet, será reproduzida por centenas de blogs e sites e por dezenas de milhares de comentários de leitores, ainda que os grandes portais também tenham ocultado ou minimizado escandalosamente notícia política tão relevante.

 

Mal acreditei hoje (sábado) ao passar os olhos pelos jornais dos grupos de mídia supra mencionados sem encontrar nenhuma referência à pesquisa Vox Populi. E mais me surpreendi dando uma olhada na página do principal blogueiro da Globo, na qual os comentaristas, durante a semana, apostaram que a Vox Populi mostraria Dilma “empacada”.

 

Em minha opinião, portanto, o processo de formação de opinião acontece de forma bem diferente da que imaginam essas grandes corporações midiáticas, as quais, agora, já se pode afirmar, claramente, que estão aliadas à campanha de Serra à Presidência.

 

Aí estão confinadas essas forças políticas que não querem enxergar a realidade de que hoje todos conseguem enxergar a política com maior clareza devido à informação viajar muito mais rápido e abranger muito mais gente do que no tempo em que tais forças falavam praticamente sozinhas no Brasil.

 

E, se pensarmos bem, até dá para entender por que a mídia não se deu conta das mudanças que o mundo sofreu, sobretudo no Brasil, porque foram muito rápidas. Faz só cerca de dez anos que a internet ganhou, por aqui, uma relevância maior, e bem menos tempo que adquiriu a relevância atual.

 

Claro que não se pode ignorar que há um fator que responde no mínimo pela maior parte da atual situação política revelada pela pesquisa Vox Populi, um fator que nada tem que ver com propaganda. O atual governo é bom, ou está sendo bom para quase todos, com raríssimas exceções.

 

A reação previsível de quem aparece na mídia como sendo maioria, mesmo sendo ínfima minoria, é a de negar completamente o que todos percebem e é comprovado inclusive por estatísticas. Quem leu a entrevista do presidente do PSDB, Sergio Guerra, à Veja sabe que a oposição adotou a tática maluca de negar a este governo méritos que todos vêem.

 

E todos podem ver simplesmente porque hoje, ainda que a tevê e os jornalões abranjam muito mais público, há um contingente expressivo e qualificado de cidadãos informando-se muito bem sobre tudo na internet, e muitos deles conseguem transmitir para centenas ou milhares de outros suas impressões, formando opinião em progressão geométrica.

 

Ora, a sucessão presidencial está embolada em favor dos petistas e as apostas dos serristas sobre a pesquisa Vox Populi feitas nos debates na internet os deixarão com um discurso incoerente, agora, ao tentarem desqualificar seus resultados.

 

O que é bom na internet é que basta acessar os comentários dos blogs das corporações midiáticas para ler o que cada um andou dizendo sobre a pesquisa até há pouco tempo.

Vivemos, portanto, um processo de formação de opinião política que nestas eleições deverá se mostrar inédito. Acho que veremos um fenômeno em que armações políticas grosseiras como essa de esconderem a Vox Populi ficarão claramente evidentes como nunca antes na história deste país.

 

publicado por Levy às 03:13
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Sou um cidadão brasileiro que resolveu se aventurar na blogosfera por não aguentar mais a "ditadura da mídia". O título do blog “BRAZIL 21” é uma referência as grandes mudanças que estão ocorrendo no Brasil neste início de século, mudanças que arremessam o país as primeiras posições entre os grandes países do mundo dentro de uma ou duas décadas e Brasil com "z" pelo grande sucesso e reconhecimento que está tendo no exterior, mundo afora.

.pesquisar

 

.Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

blogs SAPO